terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

HORÁRIO DE VERÃO NA FINLÂNDIA EM 2009

O horário de verão em 2009 na Finlândia, como em toda a Comunidade Européia, acontecerá no seguinte período:


- começa no dia 29 de março (último domingo do mês) - à zero horas de domingo avanço do relógio local em uma hora (UTC+ 3)


- termina dia 25 de outubro (último domingo de outubro) - à uma hora da madrugada de domingo retrocesso do relógio local em uma hora (UTC+2)










OBS.: O que é UTC
UTC - Tempo Universal Coordenado ou Universal Time, Coordinated, também conhecido como tempo civil, é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. É o sucessor do Tempo Médio de Greenwich (Greenwich Mean Time), conhecido como GMT. A nova denominação foi cunhada para eliminar a inclusão de uma localização específica num padrão internacional, assim como para basear a medida do tempo nos padrões atômicos, mais do que nos celestes.

Ao contrário do GMT, o UTC não se define pelo sol ou as estrelas, mas é sim uma medida derivada do Tempo Atômico Internacional (TAI). Devido ao fato do tempo de rotação da Terra oscilar em relação ao tempo atômico, o UTC sincroniza-se com o dia e a noite de UT1, ao que se soma ou subtrai segundos de salto (leap seconds) quanto necessário. Os segundos de salto são definidos, por acordos internacionais, para o final de julho ou de dezembro como primeira opção e para os finais de março ou setembro como segunda opção. Até hoje somente julho e dezembro foram escolhidos como meses para ocorrer um segundo de salto. A entrada em circulação dos segundos de salto é determinada pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS), com base nas suas medições da rotação da terra.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_Universal_Coordenado

.................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...